Brasil mostra a tua cara
A cultura brasileira é desvalorizada por alguns jovens, que preferem tudo que não seja produzido por aqui. Os dados da pesquisa do DataFolha em 1991, nos evergonha, mas é possível que os percentuais tenham piorado 20 anos depois, porque o jovem de hoje tem maior acesso a mídia.
A valorização da cultura brasileira teve seu ápice na década de 1920, quando Tarsila do Amaral e outros organizaram a Semana da Arte Moderna onde nacionalistas exporam trabalhos que mostravam as belezas do nosso Brasil e o cotidiano do nosso povo. Não há como negar que este evento não tenha feito diferença em nossa vida.
É triste e doloro pensar na proporção de objetos importaos que usamos com a quantidade de material que existe aqui. Poderíamos nós mesmos estar produzindo grandes coisas mas tecnologia para isso nos falta. É dificil pensar, mas pequenos problemas vão gerando outros e outros, no final vira um "bolo" complicado de resolver.
Para nos orgulharmos do Brasil é necessário que haja uma política justa, limpa e decente; mas está aí, exposto na mídia, os roubos, fraudes e a corrupção do governo e a impunidade por que estes passam na justiça brasileira furada.
Para nos orgulharmos é preciso que tenhamos segurança, paz, alimento e trabalho. Os dados indicados só aumentam. A única forma de lutar contra isso é os jovens deixarem de ser apáticos e saírem as ruas fazendo protesto. Mas o nosso medo, preguiça, descaso não permite que façamos isso.
Que nos orgulhemos então das nossas belezas naturais, da quantidade de espécies endêmicas vegetais e animais que temos; da nossa profissão; das famílias estruturadas; do povo que é honesto e trabalhador; das nossas delícias da gastronomia; do MPB e samba.
Que lutemos juntos contra isso para aclarmos um dia a nossa pátria, as nossas vitórias; e cantarmos horando o que nosso hino diz "se o Penhor, essa igualdade conseguimos conquistar com o braço forte" e possamos salvar a nossa pátria amada e idolatrada.