quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Mudanças

O final de ano está aí... tempo em que devemos parar pra pensar, balancear o que foi bom, o que foi ruim. Chegou o tempo de refazermos sonhos, traçarmos metas, agradecer pelas graças que recebemos.
Enfim, é o nascimento do menino Jesus e o começo de outro ano. É tempo de festejarmos, celebrarmos, agradecermos e rezarmos. Principalmente agradecermos e rezarmos, pois vieram vitórias, mas vieram também obstáculos, e nós os superamos, de cabeça erguida, sem medo. Algumas vezes com um pouco sim, mas assim mesmo levantamos a cabeça, o enfrentamos e vencemos.
Não há nada mais feliz, gracioso e maravilhoso do que este momento. Reunimos familiares e amigos... temos ainda mais perto de nós todos aqueles que amamos, em prol de um único objetivo celebramos tudo isso juntos! Para mim, não é nada mais belo que isso.
Fica sim um sentimento de tristeza, pois infelizmente temos que nos despedir de certas coisas, de certas pessoas. Mas seguiremos nossa vida, e aquelas que nos marcaram de verdade nunca iremos esquecer. E de algum modo, a vida dá um jeito de nos cruzarmos por aí.
O que mais desejo é um feliz natal e um próspero Ano Novo, a todos.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Não-violência contra a mulher

A história da mulher ser submetida ao poder do homem, vem do passado. Onde se tinha a ideia de que a mulher tinha que tomar conta de casa, enquanto o homem trazia o sustento pra família. Eles abusavam deste poder para praticar adultério e principalmente maus-tratos.
Não tínhamos o direito de votar, nem sequer de opinar. Mas um dia cansamos de ser Amélia e fomos a luta por nossa independência, por nosso espaço no mercado de trabalho. Mulheres de garra, líderes de vários protestos até entraram pra história.
Fomos ganhando espaço, cada vez mais, e hoje temos até representantes na política, um exemplo, é a eleição da nova presidente do país. Mas certo homens, ainda não perceberam que o tempo passou e as coisas mudaram. Ainda acham que tem o direito de mal-tratar as mulheres, na verdade eles nunca tiveram. E elas muitas vezes sofrem caladas com o medo do que a sociedade vai pensar, e até do que pode acontecer com seus filhos.
Seja forte, não deixe acabar o espaço da mulher hoje que tantas lutaram para conseguir. Denuncie, seja a favor da não-violência contra as mulheres.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Reflexões de garota

Ás vezes paro pra pensar o que será que está havendo, há uma perda de valores muito grande. As pessoas já não dão mais a mínima para pequenas e belas coisas da vida.
O tempo está passando tão rápido e nem bem sabemos aproveitá-lo como deveríamos. O poder e o sucesso sobem à cabeça, e nos esquecemos do restante. Perdemos laços; famílias, amigos e amores já não são mais importantes.
Ligamos a TV e nem ficamos tão surpresos como antes com o que está havendo. Há uma guerra de baixo de nossos narizes e nada podemos fazer.
Há políticos corruptos gastando a fortuna de impostos que pagamos com fazendas, carros importados e muitos funcionários.
Há líderes espalhados pelo mundo ditando o que fazer, em pleno século XXI depois da proposta dos iluministas de um governo liberal, que lutaram para ter.
Há vários costumes que devemos mudar diante da ideia de que um dia o mundo irá acabar. Se não como irão viver nossos filhos, netos e bisnetos?
Vim a este mundo para trazer muitas colaborações, quero morrer em paz sabendo que fiz a minha parte e de certo modo entrei pra história.

domingo, 20 de junho de 2010

A distância só aumentará o nosso amor

E te deixar aqui, mesmo que alguns dias,
haverá em mim um vazio no peito.
Vou me divertir mas mesmo assim o vazio continuará existindo.
Mas quando a saudade bater,
leia as cartas que te mandei,
olhe pra foto que eu te dei,
lembre-se que no meu coração te levarei.
E quando der vontade de chorar,
chore, pois é bom desabafar,
mas não esqueça que cada lágrima que cair,
sou eu pensando em você, lá longe.
A distância só aumentará o nosso amor.
Rousseau 10 anos

Hoje falamos de 10 anos de história,
amanhã agradeceremos por termos feito parte dela;
por esta escola ter ampliado nossos conhecimentos, nos oferecido uma base sólida;
por termos tido a oportunidade de conhecer, conviver e aprender com pessoas maravilhosas;
por começar nesta escola a busca de nossas vocações para trilhar uma bela jornada.
Temos a certeza de que a comemoração desta década seja só o início, pois muitas outras ainda virão.
Esperamos que vocês: professores, secretários, funcionários e diretores; possam guiar esta escola com a mesma força e sabedoria que começaram!
Parabéns Rousseau, pelos seus 10 anos!

domingo, 6 de junho de 2010

Dinheiro x Deus

A campanha da Fraternidade de 2010 tem como lema que não podemos servir a Deus e ao dinheiro. Temos hoje diversas empresas que usam de ações de solidariedade como um aumento de lucro, sem se importar realmente com as necessidades do outro; outras escravizam seus funcionários, não lhes pagando horas extras ou um salário mínimo.
A sociedade está do jeito que está, pelo aumento da corrupção´, que é movida pela ganância e pela busca do poder. Estamos cada vez mais alimentados pela vontade de termos mais e ganharmos mais. Pensamos só em satisfazer nossas necessidade físicas e esquecemos das espirituais, pois o dinheiro envena nossa alma, como diz Olavo Bilac.
Não lembramos que acima de tudo isso tem um Deus e que precisamos dele para nos guiar à um caminho de luz, deixamos Ele de lado, colocando o dinheiro como nossa força maior. Lembramos que o dinheiro não vale nada quando adoecemos, aí sim fazemos preces e mais preces, porque ele não vai trazer a nossa cura, mas depois de tudo, Deus ainda vai estar ali, pois Ele não te abandona nunca.
Além dos espelhos dourados

O apartamaneto simples, quase despido, não o satisfazia. Sonhava com uma casa luxuosa, brilhos de palácio.
Longas enoconomias trouxeram o piso de mármores, alternância de preto e branco para passos de valsa. Sacrifícios impostos aso filhas e à mulher, permitiram o luste de pingentes, os muitos watts. A cada ano, um novo espelho refletia acréscimos entre molduras douradas.
Por fim, conquistada a cama de dossel e a banheira de alabastro, sentou-se na poltrona de alto espaldar e ficou observando seu querido filhinho escorregar no tapete vermelho das longas escadas.
Ainda de um lado para o outro no seu belo palácio, jurando que tem algo que ainda não conhece. E nesse instante vê uma porta que não lhe era conhecida.
Abre a porta e percebe um baú aberto, e quando se aproxima fica abismado com a quantidade de moedas de ouro. Coloca algumas no bolso e sai andando apressado abre a porta e ordena que o motorisata leve-o a mais cara joalheria da cidade.
Assim que chega pede a vendedora que pegue a jóia de pérola com rubi mais cara da loja, sabia que sua mulher iria adorar pois vermelho era sua cor preferida. Então, a moça volta com um maravilhoso colar, ele manda embrulhar e dá as moedas para a moça sem nem perguntar o preço.
Volta, e chama sua amada e coloca o colar eu seu pescoço e quando ela se vira para o espelho deslumbra-se com tanta beleza. O homem nem deu atenção aos seus agradecimentos e corre para olhar as moedas novamente, depois com tanta vislumbração mergulha nas moedas e nunca mais volta.
O quase fim de um piloto apaixonado

Levantei esta manhã mais feliz que os outros dias, era um voo muito importante, iria levar artistas muito conhecidos. Assim que tomei o café, minha noive me perguntou se eu tinha certeza que iria, pois estava com um aperto no coração. Pedi para que ela ficasse tranquila e para acalmá-la levei-a ao aeroporto comigo, mas ela segurava meu braço com tanta força, não queria que eu partisse. Como eu poderia recusar este voo. Estávamos precisando de dinheiro para o noivado.
Escutei a moça dizendo, “última chamada para o voo com origem Rio de Janeiro e destino a Madri”. Já estava na hora de ir. Subi as escadas com os passageiros e fiz questão de conferir se todos estavam bem acomodados. E sim, estavam, então poderíamos partir.
Liguei logo toda aquela engrenagem e já fui rezando um pai-nosso. Quanto estávamos no ar, senti um alívio, mas não sabia que seria tão passageiro. Passando uns quinze minutos, recebi uma notícia por rádio de que o tempo estava bastante chuvoso, aquilo me deixou um tanto quanto preocupado. Mas tive que me manter paciente, será que deveríamos ter avisado os passageiros? Não queria preocupá-los pois sabia que todos eles tinham compromissos decisivos em suas vidas. Resolvi não dizer nada pelo menos naquele momento.
Achei que fosse um pouco de exagero, mas não, a tempestade chegou a nós e estava realmente muito forte. Tive que assumir os controles com uma força que nunca imaginava que tivesse. Deixei o avião em piloto automático por uns instantes e fui avisar aos passageiros para que se apresassem em pegar pára-quedas, pois a situação estava complicada. Assim que voltei, vi uma peça importante voando pelos ares. Assumi os controles, mas já não tinha mais jeito, o avião iria cair.
O teto se rancou e eu me abracei a hélice esperando a minha hora chegar. Caí em cima de um barco que estava passando logo na hora e fiquei vendo a triste cena: sangue espalhado no ar; o violinista empalidecido caindo com seu estradivárius junto com as mãos e pernas das dançarinas; a nadadora belíssima parecia estar em seu último salto; as meninas caíram rápidas ainda como se dançassem; a louca abraçada ao ramalhete que pensou ser o pára-quedas; a prima-dona já vestida iluminando o céu com sua longa cauda de douradas lantejoulas; a moça-adormecida ainda vem dormindo; o paralítico vai decaindo e suas pernas ganhando movimento e por últimos o poeta míope que deve estar vendo tudo isso como uma linda poesia.
Depois de observar a cena, arregalo os olhos e me vejo rodeado de médicos, que me prestam socorros e assim posso voltar aos braços de minha amada.
Assim que cheguei ao aeroporto minha noiva correu e me abraçou forte, eu ainda não muito recuperado tentei dizer algumas palavras, mas não conseguia. Ela me disse que acompanhou tudo pela TV e que era uma bênção eu ainda estar vivo.
Pude voltar para casa bem, depois daquela horrível experiência, e minhas expressões de alegria nunca foram mais as mesmas.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Resposta ao trocadilho

Certos dias eu me sento na varanda,

entoo canções no violão,
e a rua toda é platéia,
creio não,
vivo constantemente cantando,
e me faz tão bem.
fazer o que? é de família.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Voluntariado

O voluntariado começa quando se doa parte do seu tempo para ajudar o próximo. Mas, quem é beneficiado somos nós quem ajudamos e não quem recebe a ajuda, quanto termina somos nós é que saímos leves, mais alegres.
Somos o terceiro setor e surgimos para suprir os erros do primeiro e do segundo setor, o Estatal (público) e o privado. O terceiro setor é a nova promessa do mundo, ele abriga além de ONGs, instituições empresariais e entidades filantrópicas.
O voluntariado é um trabalho maravilhoso sem fins lucrativos de ação pessoal com finalidades públicas. É a partir dele que muitas pessoas sobrevivem, pois muitas vezes não tem condições ou não são bem atendidas pelo setor privado. Mas, Deus colocou no mundo anjos que dão a sua vida para atender as necessidades dessas pessoas, muitas vezes temos a oportunidade desses anjos passarem em nossas vidas ou até ajudá-los em sua missão. Um exemplo disso foi Zilda Arns que viveu como santa e morreu como mártire.

sexta-feira, 19 de março de 2010

E você ainda reclama?

Tem gente que passa fome, enquanto você reclama do que tem para comer. Tem gente que dorme por aí, em qualquer lugar pois não tem onde morar e você tem uma casa que vai sempre estár ali, limpa e confortável. Tem gente que disputa água, pois passa sede, enquanto você joga ela fora deixando as torneiras abertas. Tem gente que não tem pais, você tem e odeia quando eles dizem não pra você. Tem gente que não encherga, que não pode ver as belezas do mundo e você pode, mas, não para pra fazer isso. Tem gente que não fala e queria muito expressar seus sentimentos e emoções através de palavras, enquanto você só abre a boca pra falar bobagem. Tem gente que não ouve, por isso não podem escutar o som calmo ou bravo do mar e nem o cantar dos pássaros e você nem liga por poder ouvir isso. Tem gente que não pode andar e gostariam de saber qual a sensação de por os pés descalços no chão e correr. Tem gente que vive como um vegetal e não consegue se comunicar de nenhuma forma. Tem milhares de pessoas nos hospitais em estados terminais e você está aí saudável para fazer o que desejar. Tem gente que anda com roupas e acessórios de marca e uns não tem roupas descentes para por. Ás vezes você reclamar de ter milhares de coisas pra fazer e outros tentam ocupar seu tempo como podem porque não tem um brinquedo sequer. E você além de tudo tem oportunidade de estudar e não faz isso, tem crianças nos sinais que ganham qualquer troco para levar pra casa enquanto deveriam estar na escola. Tem meninas que vendem seu corpo a qualquer custo para ajudar nas despesas de casa. Tem gente que rouba feiras, supermercados ou açougues para se alimentar ou alimentar sua família. Tem pessoas que se drogam para fugir de seus problemas e a cada dia que passa criam ou aumentam um vício. Tem muitas pessoas que não tem nada do que você tem, mas são mais felizes que você!

quinta-feira, 18 de março de 2010

O campo com corvos

O homem olha o campo,
um enorme campo de trigos.
O vento passa correndo,
tocando sua pele áspera.
Ele vê os corvos chegando,
os corvos comem e vão embora.
Este homem é viajante,
pois ele mergulha no mundo dos sonhos,
a partir de uma obra,
se transporta a um lugar inimaginável.
Então ele acorda e suspira,
porque tudo aquilo foi só um sonho?
O homem realmente queria
era ficar preso no mundo da obra de Van Gogh,
onde tudo é tão simples.

Referência ao quadro de Van Gogh - Campo de trigo com corvos e a uma cena de filme relacionada ao quadro.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Soneto de Primavera

A primavera é uma estação viçosa
é ela que refloresce a fauna, a flora.
Ela é a estação da reprodução.

Quando vem,
as flores nascem nos campos,
e trazem consigo uma imensidão de cores,
de aromas e odores.

A primavera vai chegando
e oferta tudo de novo,
nova flores, novas folhas.

Deixe que ela entre em sua vida,
atraia cores
e refloresça tudo que está morto aí dentro.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Ventania

Tempestade de vento
veio tomar meu coração
ventania louca
acompanha de paixão

É um turbilhão de sentimentos
que veio abalar o meu chão
Já não são as mesmas coisas
que me trazem emoção

O que farei diante a esta imensidão?
Você aí, porque não me dá uma sugestão?

segunda-feira, 1 de março de 2010

Jornalismo com poesia

Alguns podem pensar que o trabalho de um jornalista
seja apenas um discurso indireto,
mas vai muito além disso.

Eles tem o poder de escrever sobre alguma coisa
do jeito que quiserem
e podem ficar famosos com apenas umas combinações de palavras
ou até através do modo de como transmitem os acontecimentos.

Acho que de jornalista todo mundo tem um pouco,
mas apenas uns possuem o dom para essa reprodução de fatos.

O jornalista e o poeta tem uma grande semelhança
um expressa suas opiniões e o outros os sentimentos.
Uma combinação dos dois seria perfeito
teria se um jornalista-poeta
que colocaria seus sentimentos e opiniões
ao mesmo tempo sobre um assunto.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Razão de escrever

Escrevo porque gosto,
porque preciso me expressar de alguma forma.
Escrevo porque me faz bem,
e fazemos o que nos faz bem.
Escrevo porque as coisas acontecem,
e eu preciso contá-las.
Escrevo porque escrevo,
e só.
Tem que ter por quê?

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Primeiro e depois

Estudar primeiro, namorar depois
Ler primeiro, teclar depois
Me preparar primeiro, sair depois

Malhar primeiro, comer depois
Escutar primeiro, falar depois
Sonhar primeiro, realizar depois

Ajudar primeiro, colher depois
Conhecer primeiro, julgar depois

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Geografia

Em 2500 anos atrás a Terra Heródoto começou observando,
tudo que ele via, ia anotando,
mas ele não sabaia que uma ciência tão importante ele estava "criando".

E apartir da Geografia as catastrofes podemos entender,
e até prever o que vai acontecer.

E fui questionada,
será que essa é a ciência mais importante que já foi inventada?

Então me pergunto,
como pode os negros haitianos falando francês,
no meio de uma América Latina onde predomina espanhol e português?
Como pode os EUA querer tomar o que conquistamos?
Desde 2004 se a paz reina no Haiti é porque NÓS ajudamos!